Fogos X Animais: como minimizar esse trauma

Cao MedoChegou a época do ano com maior incidência de fugas e acidentes com animais devido à queima de fogos.

Cães e gatos possuem o poder de audição até 4 vezes maior do que os humanos, é possível imaginar o sofrimento desses peludos neste período.

 

Infelizmente acompanhamos com frequência casos de fugas, crises de pânico, convulsões e até óbito de animais durante a queima de fogos.

Existem algumas formas de minimizar esses problemas e disso que vamos falar.

– O ideal é iniciar tratamento homeopático ou com florais antes do período de festas (pelo menos 1 mês antes). O efeito é variável de animal para animal, mas na maioria dos casos surte um resultado bom. Sedativos só podem ser receitados pelo médico veterinário e apenas em casos extremos.

– Animais que já demonstram esse medo de fogos podem passar por um tratamento de dessensibilização com terapeutas comportamentais caninos, mas isso deve ser feito com algum período de antecedência.

 

– Na noite de Réveillon, coloque bolinhas de algodão nos ouvidos dos animais, para diminuir o ruído (só não pode esquecer de tirar logo após a queima de fogos).

– Se não puder estar junto no momento dos fogos, deixe-o em local seguro, longe de escadas, com portas, janelas e portões bem fechados. Nunca deixe o animal preso em correntes. O risco de acidentes e enforcamento é muito grande.

– Outra dica é deixar um rádio ou TV ligados, com o volume um pouco alto. Isso ajuda a manter o animal distraído.

– Não se esqueça de manter seu animal identificado, com placa presa à coleira de pescoço, mesmo dentro de casa. Este é o período de maior registro de fugas de animais. E a fuga geralmente ocorre quando não é esperada. Se infelizmente isso acontecer, cadastre imediatamente o animal no Procura-se Cachorro (maior rede de informações de animais desaparecidos e encontrados do Brasil). Se você encontrar algum animal perdido, também deve cadastrá-lo nesse site. Ele cruza informações de quem está procurando e quem encontrou.

Estas dicas servem para qualquer tipo de evento onde esteja prevista a queima de fogos, como finais de campeonatos e festas.

E um 2015 lindo para todos!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *